domingo, 22 de dezembro de 2013

Como organizar uma festa - dica simples e prática

O Natal está quase chegando e eu ainda não decorei a minha casa como queria. Sou um pouco desorganizada e pesquisei na net dicas de como não ser. De tudo o que vi gostei dessa dica abaixo. Acho que essas dicas servem parta qualquer festa e só fazer adaptações.
Etapas - no exemplo deixado aqui é uma festa infantil
1. Plano da festa
2. Lista dos convidados
3. Definição da data e horário tendo em conta os próximos factores
4. Definição do local da festa
5. Escolha o tema da festa
6. Alimentação
7. Lazer na festa
8. Plano do roteiro da festa

1. Plano da festa - O primeiro passo é o de planear a festa. Sente-se com seu filho(a) e descubra que tipo de festa ele gostaria. Então verifique se seu orçamento, criatividade e energia comportam este desafio.

2. Faça a lista dos convidados - Considere conforme a possibilidade dos irmãos e pais também virem. Veja abaixo as características conforme sua escolha de data e horário.
Após ter feito a lista considere que aproximadamente 15% das pessoas deixarão de vir.

3. Defina a data e horário levando em conta os próximos fatores:

Festa de Fim-De-Semana - As festas de fim-de-semana geralmente têm um maior número de pessoas. Festas Durante a Semana -O número de pessoas presentes na festa é de fato menor. Festa Dentro Da Escola - As festas realizadas no interior da escola são as mais económicas.

4. Defina o local da festa - Se você deseja fazer a festa num buffet infantil, é importante definir o local com pelo menos 3 meses de antecedência. Antes de escolher o local, visite o mesmo e verifique se o mesmo tem condições para receber as crianças convidadas.

Além da estrutura do local, é interessante que o mesmo esteja localizado num local de fácil acesso, de preferência próximo da escola ou região onde predominam os convidados e o(a) aniversariante. Caso a festa se realize na escola, esta preocupação pode ser menor pois terá que oferecer o transporte para o local.

Se pretende fazer a festa em casa, deve verificar a disponibilidade de data se for utilizar o salão do Condomínio e conte que terá muito mais trabalho pela frente, o que tornará a festa também mais gratificante para quem a organiza. As vantagens da festa em casa são, efetivamente, a de tornar o evento mais versátil e ser exatamente ao seu gosto.

E neste caso se não pretender oferecer uma grande estrutura, o custo será menor e o horário da festa é também mais flexível. Apesar de dar mais trabalho como se referiu.

5. Escolha o tema da festa - O tema deve estar relacionado com a idade do(a) aniversariante. Além disso é necessário verificar se o personagem escolhido está disponível, pois às vezes, trata-se de um tema novo que ainda não oferece opções no mercado.
6. Alimentação - Conforme citado na etapa de data e horário, a alimentação deve ser definida de acordo com o horário da festa.
Se a festa for feita em casa, deverá ter em conta a quantidade de salgados, doces... que deve preparar.


Se optar por um buffet infantil, deverá apenas definir o cardápio não se preocupando com as quantidades.

O bolo e os doces são componentes de destaque da festa. Além de saborosos, devem ser bonitos e/ou criativos.

7. Animação na festa - Normalmente conto com a ajuda do meu marido que gosta muito de animar os presentes. O tipo de Animação está diretamente relacionado com a idade dos convidados.

Por outro lado, é sempre importante ter música no evento, por forma a agradar especialmente as crianças mas também os adultos que lá possam estar. Monte um CD com as músicas preferidas de seu filho(a)

Se possível poderá contratar: Mágicos, Palhaços, Parques Insufláveis, cama elástica, pintura de rosto, teatro etc...

8. Plano Roteiro da Festa - A festa dura em média 4 a 5 horas. Considere que quase ninguém chega no horário marcado, com a exceção do tipo de festa realizada diretamente na escola.

A primeira etapa é a das brincadeiras se houverem monitores e/ou disponibilização dos brinquedos.

A próxima etapa será a da apresentação do teatro ou qualquer outro Serviço contratado.

Por fim, a etapa dos Parabéns.

Depois desta etapa, os convidados começam a se despedir e aí, geralmente, faz-se a entrega da Lembrança e também o Agradecimento pela presença.

Quantidade de Alimentos - Em primeiro lugar devemos considerar que a quantidade irá variar em função do horário da festa e dos convidados previstos.

Se a festa ocorrer no horário do almoço ou jantar, devem estar previstas 2 situações:

a) Oferecer uma refeição, em geral, uma massa com opção de molho ou duas massas cada uma com um molho diferente e uma salada simples e também salgados durante o resto da festa;
b) Oferecer salgados variados em quantidades maiores que o normal

Se a festa ocorrer à tarde:
a) Oferecer salgados variados. Quantidades para cada ocasião:

Se a festa acontecer durante a semana, provavelmente o número de adultos será menor. Já no final de semana, deverão comparecer um maior número de adultos.

Festa à tarde:

CRIANÇAS:
5 salgados
2 doces
1 fatia de bolo
4 copos pequenos de refrigerante

ADULTOS:
6 salgados
3 doces
1 fatia de bolo
5 copos pequenos de refrigerante

Festa em horário de refeição:

CRIANÇAS:
1 prato de massa ou outro
3 salgados
2 doces
1 fatia de bolo
4 copos pequenos de refrigerante

ADULTOS:
1,5 pratos de massa ou outro
4 salgados
3 doces
1 fatia de bolo
5 copos pequenos de refrigerante

Quantidade de opções de sabores de salgados: 4 a 6
Quantidade de opções de sabores de doces: 3 a 4
Quantidade de opções de variedade de bebidas: 3 (2 refrigerantes e água)
Este site: http://docelembranca.eev.com.br/?area=texto&pg=Organize+sua+festa disponibilizou até uma lista pra nós acompanharmos. Legal!
checklist infantil.jpg


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receita - maioneses de abacate

Barrado em croche para pano de prato e toalha

achei lindo.