terça-feira, 13 de novembro de 2012

RECEITA DE MINI PANETONE

MINI PANETONE
Peguei essa receita do site Panelaterapia.
1. Pegue uma tigelinha e faça uma “esponja” com: 
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo; 
1 colher (sopa) de açúcar;
½ envelope de fermento biológico seco (o da foto);
1/2 xícara (chá) de água morna.
*Misture tudo e deixe descansar por 20 minutos. De preferência em local abafado. 

2. Em outra tigela misture:
250ml de leite frio;
1 e 1/2 colheres (sopa) de manteiga sem sal amolecida (não é líquida, é em ponto de pomada);
2 ovos levemente batidos;
2 colheres (sopa) de essência de panetone (da foto);
A "esponja" que ficou descansando.

3. Junte aos líquidos acima:
1/2 kg de farinha de trigo;
10 colheres (sopa) de açúcar;
1 pitada de sal.

* Misture com uma colher grande.

Quando todos os ingredientes estiverem bem incorporados e formar uma massa pegajosa acrescente:
200g de frutas cristalizadas
100g de uvas passas

Fiz mini-panetones, usei forminhas de 100g.
Preencha as forminhas um pouco mais que a metade e mantenha em local abafado por 40 minutos. Leve ao forno em 200º até dourar a superfície.

Para a cobertura pegue 1 xícara de açúcar de confeiteiro e coloque água fervente bem aos poucos (use uma colher de café) até virar um creme grossinho. Espalhe por cima e "cole" as frutinhas.
Considerações:
- Minha massa ficou bem líquida para o meu gosto.
- Fiquei trocando de forno para microondas esperando a massinha crescer. Ela não dobrou de volume até chegar na borda da forminha.
- Usei margarina e mais do que devia. Sei disso porque depois que ficou pronto achei que ficou um pouco engordurado.
- Quase me esqueci de colocar o açúcar. Enchi uma forminha e percebi meu erro. Depois, toca a correr pra colocar o açúcar.
- Achei que o panetone ficou doce demais.

- Coloquei três essências na massa: panetone, laranja e baunilha porque vi num programa da televisão que o chefe colocava e falou que ficava gostoso. Não medi. Coloquei a olho.
- Segundo minha colega Marilene (que faz panetones pra vender; portanto entende muito do assunto), a massa ficou pesada. Mesmo assim, ela disse que estava gostoso.
- Minha colega Sueli, gostou do panetone; apesar da massa ter ficado "pesada".
- Talvez a massa do panetone ficou "pesada" e não cresceu porque coloquei meio pacotinho do fermento e depois fui ler a receita e achei que estava escrito que era o pacotinho inteiro. Não enxerguei o que estava na receita. Fiz uma confusão.
- Eu não gostei porque ficou muito doce e eu não gosto muito de coisa doce.
- Resumindo, sou atrapalhada. Em tempo: meu marido comeu no dia seguinte e queria mais. Não tinha porque levei tudo para as minhas colegas que gostaram muito.
Vai entender as pessoas: o que é ruim para alguns é bom para outros. Ainda bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receita - maioneses de abacate

Barrado em croche para pano de prato e toalha

achei lindo.