Bolo Fofo de Requeijão
Amo testar receitas diferentes e essa daí foi aprovada! Esse bolo fica fofinho por dentro e com uma casquinha muito crocante por fora!
Tirei do livro “Bolo de Avó”…
Quando estava fazendo esse bolo, achei que o gosto do requeijão fosse sobressair, mas não… Não dá para sentir o gosto do requeijão. Confesso que eu queria sentir mais o gosto dele nessa receita, mas mesmo assim ficou ótimo.
E, pra variar aquele bolo branco/simples de cada dia é bem legal, viu? Vale a pena fazer!
Bolo Fofo de Requeijão
Ingredientes
3 ovos
1 copo de requeijão (250g)
2 xícaras de chá de açucar
1/2 xícara de chá de óleo
1 pacote de coco ralado (100gr) – usei uns 50 gramas, porque era o que eu tinha em casa
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo
Em uma tigela, misture os ovos, o requeijão, o açucar, o óleo, o coco, a farinha de trigo e o fermento. Passe para uma forma de furo central untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por cerca de 40 minutos. Espere amornar e desenforme.
♥ Dica da Ju:
- Se quiser dar um “tchan” a mais, peneire açucar de confeiteiro por cima de todo o bolo (depois de frio).
- Achei ele mais gostoso quente rsrs… então,quando você for comer, pode colocar a fatia uns segundinhos no microondas para dar uma leve aquecida e depois… bem… depois passe uma manteiguinha… o que? calorias? rsrsrs
Bolo de laranja de liquidificador
Ele leva a laranja inteira na massa, com casca e tudo e pode ficar tranquila que não amarga! Ah, também NÃO DEIXE DE SEPARAR MAIS UMA LARANJA PARA JOGAR O SUCO POR CIMA DO BOLO DEPOIS DE ASSADO, OK?! Faz toda a diferença esse suco que joga por cima do bolo quente!
Delícia! Bem simples de fazer! Fica MUITO fofinho!
(Fonte: Panelaterapia)
Ingredientes
***(ATENÇÃO: use copo medidor de 200ml!!!)
- 1 laranja para a massa (e mais uma laranja para jogar o suco por cima do bolo depois)
- 1 copo de óleo
- 3 ovos
- 1 e 1/2 copo de açúcar
- 1 e 1/2 copo de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de fazer
Lave bem uma laranja e corte em 4 partes. Retire as sementes e aquela parte branca do meio, mantenha a casca, assim, como na foto abaixo:
Bata no liquidificador a laranja em pedaços, os ovos e o óleo. Se o seu liquidificador for bem potente você pode ir juntando aos poucos a farinha e o açúcar e ir batendo tudo junto (somente no final junte o fermento). Agora, se ele for mais “fraco”, despeje a mistura em um recipiente e acrescente manualmente a farinha, o açúcar e por último o fermento.
Leve para assar em forno preaquecido em 200º por cerca de 1 hora. Mas atenção, cada forno é de um jeito, então depois 30 minutos você fica de olho. Faça o teste do palito: enfie 1 palito de dente no centro do bolo, se sair limpo é porque está assado.
Pronto!
Agora o toque final que faz TODA a diferença! Retire do forno e faça uns furinhos no bolo (se possível com ele ainda quente mesmo). Pode fazer esses furinhos com um garfo ou com palito de dente mesmo… Faça com cuidado para não estragar o bolo, ok?
Depois, com a ajuda de uma colher, vá jogando com cuidado e aos poucos o suco COADO de uma laranja misturada com um pouquinho de açucar (a quantidade de açucar vai depender da acidez da laranja… se a laranja estiver bem docinha eu nem coloco açucar!). Agora é só correr pra passar um cafezinho… hummm!
Leve para assar em forno preaquecido em 200º por cerca de 1 hora. Mas atenção, cada forno é de um jeito, então depois 30 minutos você fica de olho. Faça o teste do palito: enfie 1 palito de dente no centro do bolo, se sair limpo é porque está assado.
Pronto!
Agora o toque final que faz TODA a diferença! Retire do forno e faça uns furinhos no bolo (se possível com ele ainda quente mesmo). Pode fazer esses furinhos com um garfo ou com palito de dente mesmo… Faça com cuidado para não estragar o bolo, ok?
Depois, com a ajuda de uma colher, vá jogando com cuidado e aos poucos o suco COADO de uma laranja misturada com um pouquinho de açucar (a quantidade de açucar vai depender da acidez da laranja… se a laranja estiver bem docinha eu nem coloco açucar!). Agora é só correr pra passar um cafezinho… hummm!
Panqueca de Agrião
Segundo a nutricionista Karin Honorato “durante a época de frio – inverno e outono –, essa verdura tem um valor diferenciado para a saúde, pois é uma excelente fonte de minerais. O agrião é rico em magnésio, cálcio, ferro e também em vitaminas do complexo B – como o acido fólico –, vitamina C e vitamina A. O agrião ajuda muito as vias respiratórias. Ele tem uma ação descongestionante, mais fluidificante, ou seja, ajuda a eliminar muco, catarro e também é muito recomendado para bronquite, tosse e para prevenir o organismo de resfriados e infecções virais e bacterianas”. (Fonte: Globo.com)
Fonte: Blog Lacucinetta
Para a panqueca, pique 2 xícaras de agrião muito finamente e junte a um ovo, uma xícara de leite, uma colher de sopa de manteiga derretida e uma colher de chá de cominho moído (eu não coloquei o cominho, coloquei um pouquinho de curry). Bata com um fouet e misture mais 1 xícara de farinha de trigo e 1 colher de sopa de fermento químico em pó. Salgue a gosto (cerca de 1/2 colh. de chá) e faça as panquecas numa frigideira (eu prefiro aquela antiaderentes), em porções de 1/4 de xícara cada, mas podem ser preparadas ainda menorzinhas, como bolinhos ou panquequinhas (que foi a que eu fiz aqui em casa).
♥ Dicas da Ju
- Nas fotos, vocês podem ver que preferi fazê-las mais “gordinhas”, mas se você quiser faça mais finas que rende mais e também fica boa!
- Uma outra maneira de preparar, seria recheá-las com carne moída, frango desfiado ou o recheio da sua preferência. Você coloca o recheio no meio e enrola cada uma, põe uma ao lado da outra num refratário e depois cobre tudo com um molho branco ou vermelho + queijo por cima e leva para gratinar no forno.
Idéia linda para embalar o bolo gelado
Usei papel crepom e uma fitinha que eu já tinha aqui, mas com mais materiais à mão dá para deixar a criatividade fluir melhor rsrs. Achei demais essa idéia para embalar não só os bolos gelados, mas outros tipos também, porque não?! :-)
Existem folhas de papel crepom mais grossas que essa que usei e acredito que dão um acabamento melhor (como essa da foto abaixo, onde estão embaladinhos de vermelho com fita dourada). Achei um charme!
Q
DICA DA JU
♥ Se estiverem congelados e for embalá-los com o papel crepom, tire da geladeira duas horas antes, para que eles suem e não manchem o papel crepom ou outra embalagem que for usar.
Bolinho de frutas fácil (Sem açucar!!!)
“O quanto mais pudermos demorar para oferecer esses alimentos aos nossos pequenos, mais tempo temos para ensiná-los o que é uma alimentação saudável! É claro que conforme ele vai crescendo, fica mais difícil de controlar essas “vontades”, afinal, ele está cercado por todos os lados com gente dizendo que ele deve comer (na TV, na escola, os coleguinhas, irmãos, etc). Mas, mesmo quando ele começar a conhecer esse mundo das guloseimas, tome cuidado para esses alimentos não entrarem na ROTINA da casa. De vez em quando, é permitido uma bessteirinha, afinal, ninguém é de ferro, mas… deixe APENAS para “de vez em quando”. (Fonte: Olha quem está comendo)
Vamos a receita?
Bolinho de frutas fácil (Sem açucar!!!)Fonte: Nutricionista Infantil
Ingredientes3/4 xícara de chá de farinha de trigo integral;
3/4 xícara de chá de farinha de trigo branca;
1 colher de sopa de fermento em pó ;
1 col de chá rasa de canela (opcional);
75ml de óleo (cerca de 1/3 da xícara de chá);
3 ovos;
1 xícara de chá de passas pretas sem caroço;
2 xícaras de chá de banana picada ou maçã ou abacaxi (eu usei banana e maça);
1 col de sopa de chia (opcional)
Modo de fazer
1. Bata no liquidificador, os ovos, o óleo, as passas e uma xícara de frutas por 2 minutos
2. Numa vasilha a parte coloque as farinhas, o fermento, a canela e a chia.
3. Junte a xícara de frutas picadas que sobrou às farinhas e mexa como se fosse empaná-las.
4. Agora despeje a mistura de ovos e mexa tudo com uma colher de pau.
5. Coloque em forminhas de empada untadas e enfarinhadas
6. Leve ao forno pré aquecido em 180 graus. Aqui assou bem rápido (acho que foi uns 15 ou 20 minutos), mas fique de olho e faça o teste do palito… não deixe assar demais senão ficam muito secos! Bom apetite!Dicas da Ju
♥ Como é muito natural, é melhor mantê-los guardado na geladeira. Na hora de servir dê uma rápida aquecida nele que fica como novo! Eu já aqueci no forno, mas também dá para aquecer no microondas. Se for aquecer no microndas sugiro que coloque na potência média e por pouco tempo senão fica ruim (coisa de 10 segundos talvez… depende do seu microondas).
♥ Faça como eu: CONGELE-OS!!! coloquei dentro de um pote fechado e levei para o congelador. coloco no microondas na opção “descongelar” e em 15 segundos eu já desligo (é rápido ok?). Eu amo essas praticidades sem ter que abrir mão de oferecer a ele algo nutritivo, caseiro e saudável.
Fonte: adaptei essa receita do site Pimenta no Reino
Na batedeira bata 4 gemas, 2 colheres de margarina sem sal e 1 1/2 xícara de açucar, até ficar aquele creminho clarinho. Depois, vá juntando 2 1/2 xícaras de farinha de trigo e 1 xícara e mais um pouquinho de leite alternadamente e continue batendo. No final, junte 1 colher de sopa de fermento em pó e as 4 claras batidas em neve. Asse em forma untada e enfarinhada até o teste do palito…Esse bolo assa bem rapidinho, viu? Cuidado para não deixar passar.
Para molhar e “empanar” o bolo: Bata no liquidificador – 1 vidro de leite de coco, 1 lata de leite condensado e 1 pacote de coco ralado (eu já usei 1/2 pacotinho e fica ótimo também). Se quiser o bolo ainda mais molhadinho, acrescente ainda cerca de meia lata (use a lata de leite condensado como medida) de leite.
Com o bolo ainda quente, faça furos com o garfo e regue com um pouco da mistura batida (só o suficiente para cobrir o bolo… Não é muito, ok? tem que sobrar uma boa quantidade para depois!).
Espere esfriar, corte o bolo em quadradinhos do tamanho que desejar, mergulhe (mergulhe pra valer!! rsrs) na mistura batida no liquidificador e depois passe sobre coco ralado (sugiro você usar aquele coco em flocos nessa hora, fica mais bonito o resultado final… eu usei um que chama “flococo”). Embrulhe em papel alumínio (tamanho ideal é de 25×25) e leve à geladeira até o momento de servir.
Depois vou ensinar uma maneira linda de embalar esse bolinho! Fiquem ligados! ;-)
Obs.: Se estiverem congelados e for embalá-los com o papel crepom, tire da geladeira duas horas antes, para que eles suem e não manchem o papel crepom ou outra embalagem que for usar.
♥ Dicas da Ju:
- O bolo após assado, não ficará muito alto, mas, se você quiser aumentar o tamanho dele, uma boa opção é recheá-lo. Ele ficará na altura ideal para ser degustado. Uma sugestão de recheio: Numa vasilha, misture bem, para hidratar, o coco ralado no leite de coco e deixe por meia hora. Passados meia hora, junte todos os outros ingredientes ao coco ralado com o leite de coco, e leve ao fogo até formar um creme consistente (não muito grosso). Tampe com um filme plástico, para não juntar natas e espere esfriar para usá-lo.
- Se quiser pode congelar os pedaços de bolos prontos e embrulhados no papel alumínio, em freezer, por até três meses. Para descongelar é só tirar do freezer a noite e deixar na geladeira para ser servido no dia seguinte.- A durabilidade dele na geladeira, no máximo de 3 a 4 dias.
- Sirva sempre, no dia seguinte, bem geladinho, é uma delícia.
Um bolo de cenoura para ninguém botar defeito…
(Fonte: Panelaterapia)
Modo de fazer
Obs.: eu uso aquele copo medidor 1 copo = 1 xícara mas a receita original fala para usar copo de requeijão como medida que também dá certo.
Bata no liquidificador: 3 ovos (se usar ovo caipira o bolo fica mais amarelinho…. eu amo!), 1 copo de óleo, 2 cenouras grandes picadas.
Em outro recipiente, peneire: 2 copos de farinha de trigo, 2 copos de açúcar, 1 colher de sopa de fermento em pó e some a mistura que foi batida mexendo até que vire uma massa homogênea.
Coloque em forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio pré aquecido. Pronto! Jogue por cima a cobertura de sua preferência ou sirva sem nada mesmo que também é uma delícia!
♥ Descubra qual a sua cobertura de chocolate preferida e use para cobrir esse bolo de cenoura! Abaixo eu estou sugerindo uma caldinha simples de chocolate, mas você pode cobrir com brigadeiro mole, com ganache e até com um simples suco coado de uma laranja (se a a laranja estiver muito ácida misture ao suco um pouco de açucar e jogue por cima do bolo de cenoura! Fica uma delícia!)
Receita de Calda Simples de Chocolate: Eu gosto muito dessa calda, porque é rápida de fazer, não dá trabalho e fica ótima com esse bolo de cenoura —-> Leve uma panelinha ao fogo médio, com 3 colheres (sopa) de chocolate em pó (não é achocolatado, ok?), 2 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (sopa) de manteiga e 2 colheres (sopa) de leite integral, até derreter o açúcar. Se quiser muita cobertura dobre a receita (eu sempre faço o dobro hehehe…). ;-) Ah! se você for fazer com achocolatado (nescau, toddy,etc..) no lugar do chocolate em pó, faça a calda normalmente como ensinei acima, só não coloque o açucar.
Dica da Ju
♥ Você pode usar essa receita para fazer cupcakes de cenoura também! E cobrir com brigadeiro, ganache ou o que a sua criatividade mandar! É só assar em forminhas próprias para cupcakes e assar por cerca de 20/25 minutos em forno pré aquecido.
Cestinha de massa de pastel (é assado!)
Um jeitinho lindo de receber bem as visitas em casa… Um aperitivo fácil e super charmoso!
É só forrar forminhas de empada com massa de pastel e levar ao forno por alguns minutinhos até dourar levemente a borda. Recheie como preferir e se quiser também pode voltar ao forno só para aquecer…
Olha ai o passo-a-passo:
Sugestões de recheio (ainda não testei todas, mas vi as sugestões no site Panelaterapia):
- Forre o fundo com queijo e depois carne moída refogadinha e uma “pelotinha” de creme de ricota em cima p/ dar liga
- Carne moída
- Creme de bacalhau
- Frango com requeijão
- Forre o fundinho com o queijo minas frescal cremoso e cubra com geléia de morango
Nenhum comentário:
Postar um comentário