segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Como fazer enfeites de inspiração japonesa!

Vi esse artesanato num blog brasileiro adaptado de outro e gostei muito. Espero que vocês gostem também.
Estes enfeites bonitos são baseados numa antiga embarcação japonesa conhecida como Temari.  
Eles podem ser um pouco complicados de fazer. Neste tutorial  você vai aprender a fazer a bola  embrulhada com o fio de linha e depois decorá-la.
Você vai precisar de uma bola de isopor e um carretel grande. Comece enrolando a linha ao redor da bola e em todas as direções.
Você vai girar a bola com uma mão e enrolar o fio com a outra.
Para facilitar, coloque o carretel em um recipiente de plástico no chão entre seus pés. Isso ajuda você a puxar o fio da bobina com mais facilidade, para que você possa usar mais rapidamente.
O objetivo é enrolar até que não haja qualquer vislumbre do isopor sob a superfície. Em média, isso leva de 15 a 20 minutos.



Quando a bola estiver completamente coberta, corte-a, deixando um fio sobre o comprimento do seu braço pendurado na bola. Passe o final desta vertente em uma agulha – a outra extremidade deve ainda ser anexada à bola. Em seguida, use a agulha para fazer uma série de pontos grandes em toda a bola, em todas as direções. Estes pontos irão ancorar a linha da bola. Pontilhar até que você corra para fora da linha, e então cortar o próximo à bola.
A superfície de fio-embrulhado é ótima para bordar. Veja aqui como começar um fio: primeiro, faça um nó muito pequeno no final do fio. Passe a agulha para a bola de isopor, apenas sob a superfície, como mostrado. Traga a agulha onde você quiser que o seu primeiro ponto para começar.
Puxe o fio através até que o nó encoste na superfície da bola. Então, dar-lhe um pequeno puxão.
O nó vai escorregar sob as linhas. E você está pronta para começar a costura.
Estou fazendo persponto, mas você também pode tentar ponto corrido, ponto split, ponto de cetim, e muitos outros.
Veja como você termina um pedaço de fio: quando você passar a agulha para a bola no último ponto. Traga a agulha de volta para fora em algum lugar longe tem a sua costura, como mostrado.

Cortar a ponta solta perto da bola.
Se você deseja criar um laço pendurado para o seu ornamento, basta fazer um ponto pequeno no topo com alguns fios de bordar.
Amarre as pontas do fio com um nó duplo, e deslize o nó ao redor de modo que encoste no enfeite.
Você também pode costurar sobre a bolafitas, feltro, lantejoulas, botões. O que você quiser.

Ou, se você não é boa de costura, use alfinetes para furar algumas formas de lantejoula em forma de flor para o seu enfeite.

Fonte: http://gingerbreadsnowflakes.com

domingo, 25 de novembro de 2012

Natal no Japão

Como gosto muito das pessoas, coisas e comidas do Japão farei na minha casa um almoço de Natal inspirada nas cores brancas e vermelhas. Lembrando o Japão e homenageando meus sobrinhos mestiços que amo demais.
Achei no site línguajaponesa.com.br uma pesquisa muito boa falando do surgimento do Natal no Japão. Vou repassar as informações diretamente da fonte, ok?

Como muitas pessoas ficam curiosas sobre natal japonês ou sobre como dizer feliz natal em japonês, resolvi pesquisar um pouco acerca deste assunto e escrever o melhor artigo possível sobre este aspecto dos costumes orientais.
O mais curioso para os ocidentais é o fato do natal japonês não ser uma festa tradicional. Na verdade, o natal no Japão nem é considerado feriado, mas um dia de trabalho como outro qualquer. Além desse fato, existem muitas outras coisas interessantes sobre o natal japonês neste artigo.
Como surgiu o natal japonês
Existem rumores de que o natal japonês surgiu durante a segunda guerra mundial e foi importado por ocidentais que migraram ou viviam no Japão durante essa época. Como o natal possui práticas muito comerciais, como a troca de presentes, compra de enfeites, árvores de natal, festas e confraternizações, o comercio japonês logo percebeu a grande oportunidade que tinha aparecido.
Sendo assim, durante a proximidade do natal no Japão, as lojas ficam abarrotadas de tudo relacionado ao Natal, além de serem decoradas e iluminadas conforme a ocasião. Ao que parece, o costume de elaborar decorações natalinas ficou tão apaixonante para o natal japonês que é possível encontrar enfeites luminosos nas ruas de várias cidades.
O fator religioso do natal japonês
Como a maior parte da população japonesa é budista ou xintoísta, o natal japonês não possui significado religioso, sendo apenas uma data para confraternização entre familiares, namorados, amigos e etc. Então, imaginar que os japoneses celebram o nascimento de Jesus Cristo no natal, é um completo engano.
O curioso é que o aniversário do imperador japonês é comemorado no dia 23 de Dezembro. E por ser aniversário do Imperador, essa data é considerada feriado nacional. Uma coincidência bem interessante, não acha? Como o único feriado próximo ao Natal é o aniversário de imperador, o dia 24 e 25 e Dezembro são dias de trabalho como outro qualquer.
O significado do Natal para os japoneses
Durante a década de 80, o Natal Japonês passou a ser associado com uma festa para namorados. Sendo assim, o natal era comemorado pelos amantes orientais de um modo completamente luxuoso, com jantar em restaurantes caros, troca de presentes, passar a noite num hotel de alto nível e muito champanhe para acompanhar a festa.
O objetivo de tanta coisa era simplesmente impressionar a companheira, nem que isso custasse o equivalente ao mês inteiro de trabalho do pobre coitado.
Atualmente, com a crise e outros fatores agregados, as coisas mudaram um pouco. O natal agora passou a ser sinônimo de festa familiar e confraternização entre amigos. Dessa forma, o natal japonês passou a ser caracterizado por várias festas residenciais, onde se reunem algumas poucas pessoas para troca de presentes, brincar no karaokê e se divertir um pouco.
Em festas assim, a decoração natalina é feita pelos próprios participantes da festa ou pelos donos da casa, se transformando numa festa mais simples e informal, mas sem deixar de demonstrar o carinho e dedicação aos companheiros de todos os dias.
O que comer no natal japonês
Ao contrário dos ocidentais, que comemoram o natal comendo peru, panetone, frutas e muito vinho, o jantar do natal japonês é caracterizado por um belo, crocante e temperado frango assado.
Apesar do frango assado (ou frito) ser um prato bem popular no natal japonês, os クリスマス ケーキ (bolos de natal) vêem ganhando muito espaço nas mesas dos nossos amigos orientais. O bolo de natal japonês geralmente é feito com pão-de-ló, morangos, creme de leite e enfeites de açúcar.
E o Papai Noel?
Papai Noel em japonês pode ser chamado tanto de サンタさん quanto de サンタクロース. Além disso, muitas crianças japonesas dizem acreditar na existência do Papai Noel, mesmo que ele não tenha olhos puxados :).
Outro costume interessante é o de deixar presentes ao lado das camas das crianças durante a noite do dia 24 de Dezembro, que em muitos casos possuem meias natalinas decoradas. Se você estava pensando que os presentes ficavam em baixo da árvore de natal, se enganou. Apesar da decoração das árvores de natal ser algo comum, não é costume dos japoneses deixarem os presentes em baixo delas.
Também já ouvi falar de duas lendas curiosas sobre uma versão japonesa do Papai Noel. Uma delas diz que o bom velhinho é um Robô gigante e a outra é que o "velho do saco" vem buscar as criancinhas que se comportam mal. Que coisa não?! Acredito que lendas desse tipo não são coisas muito comuns ou é apenas uma forma de manter as crianças quietas.
Como dizer feliz natal em japonês
De um modo resumido, conheço três formas básicas de dizer feliz natal em japonês:
クリスマスおめでとう!
Parabéns pelo natal, seria uma tradução ao pé da letra. Ela é uma palavra meio estranha por misturar elementos do inglês e japonês.
メリークリスマス!
Feliz natal!. Este é o empréstimo linguístico americano utilizado pelos japoneses. Vem da palavra Merry Christmas.
新年おめでとう!
Eu não conhecia esta palavra, mas como a encontrei em outros sites sobre cultura japonesa, resolvi citar aqui também. Dizem que ela também pode ser usada para dizer feliz natal, mas ela perece mais um feliz ano novo. Isso pode ter relação com as festas de fim de ano, mas não recomendo o uso dela sem um conhecimento previamente claro sobre o assunto.
Conclusão
Apesar de muitos sites mencionarem o natal japonês como descrevi acima, isso geralmente acontece em cidades onde a população local é composta por estrangeiros. Em muitos lugares, o Natal não passa de uma lembrança do natal que conhecemos aqui no Brasil.
Além disso, mesmo tendo decoração, árvores de natal, papais e mamães Noéis, esculturas luminosas e tudo mais, em muitos lugares o natal japonês é mais parecido com o "dia dos namorados". A única coisa que existe de natal é a decoração.
Mas nem por isso, vamos deixar o Natal morrer. Sei que muitas famílias estrangeiras encontram uma forma de comemorar o natal como deve ser, uma data para nos motivar a ser mais solidários com as pessoas durante todo o ano que vem.
Para concluir, gostaria de desejar um grande feliz natal para todos os leitores que acompanham o Língua Japonesa. Obrigado pelas visitas, críticas, sugestões e outras participações neste humilde site.
メリークリスマス!!!
Os créditos da imagem pertencem à dollymixtures.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

MEU NATAL - 2ª parte

A minha sala bagunçada...

Estou começando a arrumar a casa para o Natal. Como o tema do meu almoço de Natal será "Natal na terra do sol nascente", enfeitei minha pequena árvore com bolas vermelhas e tsurus brancos e vermelhos. Não estão perfeitos, mas eu gostei muito.

Meu marido ainda não viu, pois está viajando. Espero que ele goste. Combinamos de ir no bairro da Liberdade comprar as luminárias em estilo japonês.
Essa é a primeira lembrancinha que embrulhei e vai pra minha sobrinha Jaqueline. Faltam um laço e cartão.
Estou arrumando a casa aos poucos.

domingo, 18 de novembro de 2012

CORAÇÃO DE PAPEL


Escolha um papel bonito e corte várias tiras de papel no tamanho desejado. Eu gosto muito da cor lilás.

 Dobre ao meio e  passe grampeador na base delas.
 Depois pegue outra e vá grampeando pelo meio até o tamanho desejado.
Esse cordão de coração serve para decorar qualquer espaço.

É fácil de fazer. Até eu consigo!

Vi esses corações na NET e resolvi mostrar para vocês. Acho que dá uma decoração bacana para o Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais ou qualquer data que seja importante para você. Não lembro o site ou blog de quem retirei. Peço desculpas de antemão.

ÁRVORE EM FLOR



Tenho algumas arvores plantadas na porta da minha escola. Outro dia, minha colega percebeu que numa delas haviam flores. Flores pequenas, amarelas e cheirosas. Algumas escondidas pelas folhagens. Um colírio para os olhos. Ficamos encantadas.

sábado, 17 de novembro de 2012

BOLO BROA DE MILHO

Ingredientes:

1 xícara(chá) de óleo
 2 xícaras(chá) de açúcar
 4 ovos inteiros
1 xícara(chá) de leite fervente
1 xícara(chá) de farinha de trigo
1 xícara(chá) de fubá
1 colher(sopa) de fermento em pó
2 colheres(sopa) de erva doce

Modo de preparo:
Bater no liquidificador o óleo, açúcar e os ovos. Adicionar o leite e voltar a bater.Acrescente,aos poucos, a farinha de trigo,o fubá e o fermento até ficar homogêneo.Acrescente a erva doce,sem bater e asse em forma untada e enfarinhada.


Obs:Eu não usei erva doce e ficou bom do mesmo jeito.Ótimo para o café da manhã ou o lanche da tarde.


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

MEU NATAL

Estou me organizando para o Natal e já comprei alguns enfeites, louças e estou fazendo alguns presentinhos... Minha sala está uma bagunça!
Eu acho que o Natal é a grande festa do ano, depois do Dia das Mães. Apesar do sentido da festa estar ofuscado por tantas coisas ruins que tem acontecido no mundo, o apelo comercial, a falta de amor entre as pessoas...

No meu caso, vou fazer um almoço de Natal. Vou seguir alguns passos que aprendi e tenho colocado em prática:

1. Fazer uma lista de convidados. Não tem coisa mais chata do que não ter lugar para acomodar todo mundo ou faltar comida e bebida.  Compro cerveja, refrigerante, espumante sem álcool, suco e água. Convido meus sogros, cunhados, sobrinhos, tia e primos do meu marido, mais a namorada do meu sobrinho. É uma miscelânea que gosto muito.

2. Cardápio. Escolha o cardápio cuidando para que a comida seja aceita pela maioria. Normalmente, faço 2 pratos de carne, um arroz especial, uma salada bem farta, farofa e 3 sobremesas. Fazer uma lista e comprar com antecedência pra evitar a correria de última hora. Hoje, meu marido foi ao supermercado e disse que estava cheio e as prateleiras destruídas. Um horror. E ainda não é Natal.

3. Decoração. Limpar os armários e a casa, separar os enfeites, a àrvore, as louças, a toalha. Jogar fora o que não usa mais ou está feio. Meu marido vai contratar uma empresa de limpeza.

4. Convidados. Mandar os convites com um mês de antecedência e depois pedir a confirmação. Eu já convidei os parentes através do Facebook. No final do mês vou convidar, por telefone. Faltando 15 dias vou pedir que confirmem a presença ou não.

5. Decoração da mesa de Natal. Crie um tema e cor. Pode ser usado nos convites, envelopes, marcadores de mesa, nas janelas, portas, no papel dos presentes. Enfim, como você quiser. Cuidado pra não fazer da decoração um carnaval. Use sua melhor louça, toalha e um arranjo bem bonito.

6. Presentes. Como a vida está difícil para todo mundo, seja criativo. Faça um amigo secreto sorteado antes do almoço ou jantar. Para as crianças, brinque de caça ao tesouro. Minha sogra fez essa brincadeira em 2010 e todos gostaram muito. Outra coisa que ela faz é dar uma panetone grande para cada família. Acho muito legal essa ideia dela.

O tema da decoração da minha festa será "A terra do sol nascente" em homenagem aos meus sobrinhos que são descendentes de japoneses. Usarei vermelho e branco. Já fiz tsurus que decorarão o local onde ficará a mesa.

Minha festa será na garagem, pois minha sala é bem pequena. Vou colocar uma mesa pequena no canto da sala forrada com uma toalha verde em TNT e alguns tsurus em cima. Ai vai um exemplo.


Colocarei as fotos do que eu já fiz até agora pra vocês terem uma ideia e decoração.


terça-feira, 13 de novembro de 2012

RECEITA DE MINI PANETONE

MINI PANETONE
Peguei essa receita do site Panelaterapia.
1. Pegue uma tigelinha e faça uma “esponja” com: 
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo; 
1 colher (sopa) de açúcar;
½ envelope de fermento biológico seco (o da foto);
1/2 xícara (chá) de água morna.
*Misture tudo e deixe descansar por 20 minutos. De preferência em local abafado. 

2. Em outra tigela misture:
250ml de leite frio;
1 e 1/2 colheres (sopa) de manteiga sem sal amolecida (não é líquida, é em ponto de pomada);
2 ovos levemente batidos;
2 colheres (sopa) de essência de panetone (da foto);
A "esponja" que ficou descansando.

3. Junte aos líquidos acima:
1/2 kg de farinha de trigo;
10 colheres (sopa) de açúcar;
1 pitada de sal.

* Misture com uma colher grande.

Quando todos os ingredientes estiverem bem incorporados e formar uma massa pegajosa acrescente:
200g de frutas cristalizadas
100g de uvas passas

Fiz mini-panetones, usei forminhas de 100g.
Preencha as forminhas um pouco mais que a metade e mantenha em local abafado por 40 minutos. Leve ao forno em 200º até dourar a superfície.

Para a cobertura pegue 1 xícara de açúcar de confeiteiro e coloque água fervente bem aos poucos (use uma colher de café) até virar um creme grossinho. Espalhe por cima e "cole" as frutinhas.
Considerações:
- Minha massa ficou bem líquida para o meu gosto.
- Fiquei trocando de forno para microondas esperando a massinha crescer. Ela não dobrou de volume até chegar na borda da forminha.
- Usei margarina e mais do que devia. Sei disso porque depois que ficou pronto achei que ficou um pouco engordurado.
- Quase me esqueci de colocar o açúcar. Enchi uma forminha e percebi meu erro. Depois, toca a correr pra colocar o açúcar.
- Achei que o panetone ficou doce demais.

- Coloquei três essências na massa: panetone, laranja e baunilha porque vi num programa da televisão que o chefe colocava e falou que ficava gostoso. Não medi. Coloquei a olho.
- Segundo minha colega Marilene (que faz panetones pra vender; portanto entende muito do assunto), a massa ficou pesada. Mesmo assim, ela disse que estava gostoso.
- Minha colega Sueli, gostou do panetone; apesar da massa ter ficado "pesada".
- Talvez a massa do panetone ficou "pesada" e não cresceu porque coloquei meio pacotinho do fermento e depois fui ler a receita e achei que estava escrito que era o pacotinho inteiro. Não enxerguei o que estava na receita. Fiz uma confusão.
- Eu não gostei porque ficou muito doce e eu não gosto muito de coisa doce.
- Resumindo, sou atrapalhada. Em tempo: meu marido comeu no dia seguinte e queria mais. Não tinha porque levei tudo para as minhas colegas que gostaram muito.
Vai entender as pessoas: o que é ruim para alguns é bom para outros. Ainda bem.

Receita - maioneses de abacate

Bordado e crochjê

Minha arte. RSRSRS!