quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

História da árvore de Natal

A tradição de montar árvores de natal no mês de dezembro teve início em 1530, segundo pesquisadores de tradições e culturas. A primeira árvore de natal teria sido montada na Alemanha por Martinho Lutero que ao passear em uma determinada noite de inverno, pode observar alguns pinheiros cobertos de neve e com a claridade da noite, dava um efeito surpreendente.

Foi assim que ele levou um desses lindos pinheiros para casa e reproduziu o mesmo efeito com algodão e outros ornamentos.

Elas passaram então a simbolizar a paz, a alegria e a esperança que deve estar presente nessa mesma época em todas as casas cristãs. Foi dessa forma que as árvores de natal deixaram de ter um simbolismo apenas cultural e passaram a representar o nascimento de Jesus no Natal.

Você sabia que:


* Mesmo antes de Martinho Lutero, a cultura de montar uma árvore no período do inverno para representar a vida já existia. Os egípcios enfeitavam as tamareiras que para eles é a árvore da vida.

Cada elemento que é colocado na árvore de natal possui um significado diferente. Os anjos representam os mensageiros de Deus que anunciam o nascimento de Jesus. As bolas de natal representam os frutos da árvore que simbolizam a fertilidade e a renovação. A estrela que usamos no topo simboliza a chegada de Jesus. As velas simbolizam a luz do mundo inteiro e a guirlanda é a esperança por uma nova vida.

Nos países mais frios, ainda é comum o cultivo de pinheiros para montagem de árvores de Natal. Em outros locais onde essa árvore não resiste ao calor, usa-se as plantas artificiais.A data ideal para se montar a árvore de natal é no dia 30 de novembro que é o primeiro dia do período advento e ela deve ser montada aos poucos até completar-se no dia 17 de dezembro que é a data marcada pela Bíblia para falar sobre o nascimento de Jesus. A sua árvore deve ficar montada até o dia 06 de janeiro quando comemora-se o Dia de Reis.

Árvore de Natal de Macarrão – Material Necessário
Agora que já sabemos bastante sobre a árvore de natal, vamos aprender a montar uma linda peça feita toda de macarrão. Para isso você vai precisar dos seguintes materiais:
- Cone de Papelão. Ele pode ser comprado pronto em papelarias ou você pode fazer um com papel bem resistente. Cole e deixe secar bem antes de começar a montar a sua árvore.
 - Macarrão com forma de conchinha e estrelinha. Por ser uma época comemorativa, algumas marcas lançam macarrões com formato de figuras natalinas, mesmo não sendo tão comum nos supermercados. Caso você queira também pode usar esse tipo.
Tinta aerosol verde e dourada.
Cola quente
- Jornal

Passo 1: Colorindo o Macarrão Verde
Espalhe todos os macarrões com forma de conchinha sobre uma folha de papel jornal e passe a tinta verde. Deixe secar e analise cada um deles para   se ficaram completamente pintados. É indispensável a falha nessa hora porque vai comprometer a beleza da sua árvore. Caso algum apresente imperfeições coloque-o novamente sobre a folha de papel e passe um pouco de tinta.

Passo 2: Aplicando os Primeiros Macarrões

Depois de totalmente secos, aplique sobre o cone sempre começando de baixo para cima. Essa aplicação deve cobrir todo o cone e a posição do macarrão vai depender do efeito que você quer dar à sua árvore. Use a cola quente nesse processo. Deixe secar.

Passo 3: Colorindo o Macarrão Dourado

Enquanto a primeira parte montada da sua árvore de natal seca, é a vez de pintar o macarrão com a forma de estrelinhas ou de figuras natalinas caso você tenha escolhido esse. O processo é o mesmo do passo 1, colocando todos na folha de jornal e passando a tinta dourada.

Passo 4: Aplicando os Segundos Macarrões

Depois de totalmente secos, você vai aplicar os macarrões dourados espalhando sobre a árvore como detalhes. Eles não precisam cobrir todo o seu artesanato, mas quanto mais brilho você colocar nele, mais bonito vai ficar.
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receita - maioneses de abacate

Bordado e crochjê

Minha arte. RSRSRS!