Todos para a cozinha!
Criança adora cozinhar! De acordo com Rosana Ziemniak, elas nem se dão conta que durante o processo de medir ingredientes, adicioná-los um a um e misturá-los com as mãos estão aprendendo muitos conceitos. "Durante a aula de culinária as crianças absorvem uma surpreendente quantidade de informações, além de ficarem mais perceptivas a novos sabores e texturas". Veja ao lado uma receita de biscoitos de aveia que está aprovada pelos alunos do Colégio Magister.
Pote dos biscoitos
Cada aluno pode preparar o seu próprio pote. Depois que os biscoitos estiverem prontos, distribua um pouco em cada pote para que as crianças levem para casa para comer com os pais. É uma festa!
Materiais:
★ 1 lata vazia devidamente higienizada de achocolatado com tampa sem o rótulo
★ cola branca
★ pincel
★ lã ou barbante colorido
2. Comece de cima para baixo com cuidado para que o fio fique bem rente o anterior. Faça isso até cobrir toda a lata.
Biscoitos de aveia Ingredientes: 1 xícara de aveia 1 xícara de açúcar 1 xícara de farinha de trigo 1 ovo grande 1 colher (sopa) de manteiga 1 colher de fermento em pó Modo de Preparo: 1. Misture bem os ingredientes secos e adicione a manteiga com um garfo 2. Junte o ovo unindo bem (a massa fica um pouco úmida). 3. Passe farinha nas mãos e forme pequenas bolinhas 4. Asse em forno quente por 15 a 20 minutos |
De acordo com Joyce Fontana, do curso para recreadores da filial São Paulo da Cruz Vermelha Brasileira, esta brincadeira estimula a discriminação auditiva e pode ser realizada na sala de aula ou ao ar livre se não estiver muito frio.
1. Convide as crianças para sentarem-se em roda.
2. Escolha com o grupo uma criança para ser o caçador e dar inicio à brincadeira.
3. O CAÇADOR ficará a todo o momento sentado na roda, porém de costas para o grupo e com os olhos vendados.
4. Combine o seguinte: quando você der o comando "MIA GATO", somente a criança para a qual o educador apontar deverá MIAR e os outros devem ficar em silêncio. O CAÇADOR deverá descobrir quem é o GATO. O GATO pode miar até três vezes e então o CAÇADOR dá o seu palpite. Se ele acertar, o GATO vira caçador.
5. Cantem juntos durante a brincadeira: SENHOR CAÇADOR PRESTE BEM ATENÇÃO NÃO VÁ SE ENGANAR QUANDO O GATO MIAR MIA GATO (neste momento o educador deverá apontar para uma criança da roda para ela miar).
Eu quero, eu quero, eu quero
Essa brincadeira, que trabalha capacidades físicas como resistência, força, velocidade, flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora, é muito simples e, segundo Joyce Fontana, um sucesso entre as crianças.
1. Diga: EU QUERO, EU QUERO, EU QUERO. E as crianças respondem: O quê?, O quê?, O quê?
2. Responda: Pular com um pé só (todos então pulam com um pé só).
3. Diga novamente: EU QUERO, EU QUERO, EU QUERO. E as crianças respondem: O quê?, O quê?, O quê?
4. Responda: Encostar a barriga na parede! (todos encostam a barriga na parede).
5. Repita: EU QUERO, EU QUERO, EU QUERO. E as crianças novamente respondem: O quê?, O quê?, O quê? Responda: "Imitar um leão?" (todos imitam um leão).
6. Diga: EU QUERO, EU QUERO, EU QUERO E as crianças respondem: O quê?, O quê?, O quê?Responda: "Abraçar o meu amigo".
7. Siga criando vários comandos de acordo com a fase de desenvolvimento de seus alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário