sábado, 29 de março de 2014

PLANO DE AULA: Educação étnico-racial

Hoje em dia fala-se muito em valorizar a cultura étnico racial e ensinar na escola o aluno a respeitar as minorias.
Acho que o ensinamento deve vir de casa. Valores  morais e éticos já vem de berço. A criança aprende através do exemplo.
Vi esse plano de aula e achei interessante passar para minhas colegas educadoras.
É lógico que é só um exemplo. Cada um conhece a sua realidade e tem um jeito de trabalhar. 


PLANO DE AULA: EDUCACAO ETNICO-RACIAL: VALORIZAR A CULTURA

OBJETIVO: valorizar a cultura afrodescendente, reconhecendo a sua presença de forma positivada nos diversos segmentos da sociedade, no que diz respeito à literatura, arte, culinária, religião música e dança.

CONTEUDO:
•Discutir as relações raciais no ambiente escolar;
•Reconhecer e valorizar a cultura africana e afrodescendente, como formadora da nossa cultura;
•Promover o respeito pelas várias etnias;
•Reconhecer a constante presença da marca africana na literatura, na música, na culinária, na arquitetura, na linguística, na criatividade na forma de viver, de pensar, de dançar, de rezar.

ESTRATEGIA:
1. Leitura e discussão do livro “Menina Bonita do Laço de Fita” – Ana Maria Machado;

2. Montar uma paleta com massa de modelar: tons de bege e marrom. Ir misturando as cores, como se uma cor fosse o pai e outra a mãe. Isto permitirá que a criança perceba porque possui tal cor de pele. Aproveite a história de Ana Maria Machado, que demonstra nitidamente o que acontece no Brasil: a miscigenação.

3. Ter em sala de aula objetos tais como roupas, figuras, livros, máscaras, instrumentos musicais, entre outros de origem africana. Montar uma maleta onde esses objetos possam ser guardados e levados para casa, para descrição. Cada dia um aluno leva a maleta, escolhe um objeto e escreve sobre ele. No outro dia compartilhar com a turma sua experiência e lê o que escreveu.

4.Numa folha de  sulfite, os alunos deverão desenhar como imaginam a África. Expor os desenhos e conversar sobre eles, comparando – os com imagens de alguns países da África, seus costumes, localização, belezas naturais etc.

5. Montar um texto coletivo sobre a África a partir destas observações e montar um cartaz sobre a sua nova visão da África, com desenhos do que mais gostou.

6. Contar a história “Bruna e a Galinha d´Angola”: leitura, discussão oral. Localização de Angola no mapa; característica do lugar; língua falada; construções entre outras curiosidades. Enfatizar como na cultura africana, é forte o respeito pelos mais velhos e suas tradições orais.

7. Confeccionar em equipe, algumas bandeiras de países africanos; exposição das mesmas.

8. Com dobradura, construir casa africana, pintar explorando também as cores e as formas geométricas utilizadas por eles.

9. Em revistas, fazer uma pesquisa de figuras de personagens negros ou afro descendentes, para conversação e montagem de um painel. Leitura de algumas biografias: Pelé, Mandela, Zumbi dos Palmares.




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