Acho que o ensinamento deve vir de casa. Valores morais e éticos já vem de berço. A criança aprende através do exemplo.
Vi esse plano de aula e achei interessante passar para minhas colegas educadoras.
É lógico que é só um exemplo. Cada um conhece a sua realidade e tem um jeito de trabalhar.
PLANO DE AULA: EDUCACAO
ETNICO-RACIAL: VALORIZAR A CULTURA
OBJETIVO: valorizar a cultura afrodescendente,
reconhecendo a sua presença de forma positivada nos diversos segmentos da
sociedade, no que diz respeito à literatura, arte, culinária, religião música e
dança.
CONTEUDO:
•Discutir as relações raciais
no ambiente escolar;
•Reconhecer e valorizar a
cultura africana e afrodescendente, como formadora da nossa cultura;
•Promover o respeito pelas
várias etnias;
•Reconhecer a constante
presença da marca africana na literatura, na música, na culinária, na
arquitetura, na linguística, na criatividade na forma de viver, de pensar, de
dançar, de rezar.
ESTRATEGIA:
1. Leitura e discussão do
livro “Menina Bonita do Laço de Fita” – Ana Maria Machado;
2. Montar uma paleta com massa
de modelar: tons de bege e marrom. Ir misturando as cores, como se uma cor
fosse o pai e outra a mãe. Isto permitirá que a criança perceba porque possui
tal cor de pele. Aproveite a história de Ana Maria Machado, que demonstra
nitidamente o que acontece no Brasil: a miscigenação.
3. Ter em sala de aula objetos
tais como roupas, figuras, livros, máscaras, instrumentos musicais, entre
outros de origem africana. Montar uma maleta onde esses objetos possam ser
guardados e levados para casa, para descrição. Cada dia um aluno leva a maleta,
escolhe um objeto e escreve sobre ele. No outro dia compartilhar com a turma
sua experiência e lê o que escreveu.
4.Numa folha de sulfite, os alunos deverão desenhar como
imaginam a África. Expor os desenhos e conversar sobre eles, comparando – os
com imagens de alguns países da África, seus costumes, localização, belezas
naturais etc.
5. Montar um texto coletivo
sobre a África a partir destas observações e montar um cartaz sobre a sua nova
visão da África, com desenhos do que mais gostou.
6. Contar a história “Bruna e
a Galinha d´Angola”: leitura, discussão oral. Localização de Angola no mapa;
característica do lugar; língua falada; construções entre outras curiosidades.
Enfatizar como na cultura africana, é forte o respeito pelos mais velhos e suas
tradições orais.
7. Confeccionar em equipe,
algumas bandeiras de países africanos; exposição das mesmas.
8. Com dobradura, construir
casa africana, pintar explorando também as cores e as formas geométricas
utilizadas por eles.
9. Em revistas, fazer uma
pesquisa de figuras de personagens negros ou afro descendentes, para
conversação e montagem de um painel. Leitura de algumas biografias: Pelé,
Mandela, Zumbi dos Palmares.
Fonte: Alfabetização Consciente
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