sábado, 29 de março de 2014

Dia da família - 15/05


FAMÍLIA X ESCOLA uma parceria que pode dar certo...

Convidamos os pais de nossos alunos para virem a escola no 05/04 para estreitarmos o relacionamento FAMÍLIA x ESCOLA.

Com várias atividades procuraremos mostrar aos pais o trabalho desenvolvido em nossa escola. 

Procurando na NET encontrei o motivo de comemorar o DIA DA FAMÍLIA  no dia 15 de maio. 

Dia Nacional da Família – 08 de Dezembro
O “Dia Nacional da Família”, foi instituído no Brasil em 1963 pelo então presidente da república João Goulart. Nos dias atuais, existem tantas configurações familiares que o mais adequado seria “Dia Nacional das Famílias”.

Dia Internacional da Família – 15 de Maio - A Assembleia Geral da ONU proclamou, pela resolução nº 47/237 de 20 de setembro de 1993, o dia 15 de maio como “Dia Internacional da Família”, com o objetivo de chamar a atenção de todo o mundo, governos, responsáveis por políticas locais e famílias, para a importância da FAMÍLIA como núcleo vital da sociedade e para os seus direitos e responsabilidades.
Estruturas familiares - As estruturas familiares compõem-se de um conjunto de indivíduos com condições e posições socialmente reconhecidas  e com uma interação regular e recorrente também a ela, socialmente aprovada.
Tipos de famílias:
  1. Família tradicional: a família com estrutura nuclear ou conjugal, que consiste num homem, numa mulher e nos seus filhos biológicos ou adotados, habitando num ambiente familiar comum. A estrutura nuclear tem uma grande capacidade de adaptação, reformulando a sua constituição, quando necessário.
  2. Família de pais únicos: trata-se de uma variação de estrutura nuclear tradicional devido a fenômenos sociais como o divórcio, óbito, abandono do lar, ilegitimidade ou adoção de crianças por uma só pessoa.
  3. Família ampliada ou consanguínea: é outra estrutura que consiste na família nuclear, mais os parentes diretos ou colaterais, existindo uma extensão das relações entre pais e filhos para avós, pais e netos.
  4. Famílias comunitárias: ao contrário dos sistemas familiares tradicionais, onde a total responsabilidade pela criação e educação das crianças fica a cargo dos pais e da escola, nestas famílias, o papel dos pais é descentralizado, sendo as crianças de responsabilidade de todos os membros adultos.
  5. Famílias homossexuais: nessas famílias existe uma ligação conjugal ou marital entre duas pessoas do mesmo sexo, que podem incluir crianças adotadas ou filhos biológicos de um ou ambos os parceiros.
Os papéis das pessoas na família:
Em muitas famílias o papel de provedor é do pai, mas em uma grande maioria esse papel é dividido entre o pai e a mãe ou está a cargo da mãe.
O papel de educar os filhos cabe aos pais. Hoje essa questão está sendo dividida com a escola, com avós ou empregados. Percebe-se a falta de limites e valores em muitas crianças, o que faz com que as pessoas envolvidas, muitas vezes se desentendam e umas culpem as outras sobre os desvios de comportamento dessa ou daquela criança adolescente.
Algumas pessoas na família desempenham o papel de agregador da família, isto é, é a pessoa que procura sempre resolver os males entendidos fazendo com que todos se entendam da melhor forma possível e se aceitem.
As funções da família regem-se por dois objetivos, sendo um nível interno, como a proteção psicossocial dos membros e o outro de nível externo como a acomodação a uma cultura e sua transmissão. A família deve então, responder às mudanças externas e internas de modo a atender às novas circunstâncias sem, no entanto, perder a continuidade, proporcionando sempre um esquema de referência para os seus membros.


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