domingo, 30 de março de 2014

10 ideias para a angariação de fundos

Estou precisando fazer a manutenção do parque da minha escola e refazer a tubulação do esgoto (as tubulações estão velhas e tem causado vazamentos) e não tenho  dinheiro suficiente. Sem saber o que fazer fui procurar na NET ideias para solucionar o meu problema. Achei estas que compartilho com vocês.
  1. Organizar uma venda – de bolos, artesanato, de artigos usados ou até mesmo de doces. O truque é ser original e pensar naquilo que os outros poderão querer comprar, depois é só reunir os produtos, arranjar uma banquinha e vender muito.
  2. Dá uma festa temática – um baile de máscaras é a ideia que mais facilmente nos ocorre, mas porque não dar asas à imaginação e pensar num tema completamente diferente?!
  3. Organiza um peddy-papper – com um percurso e pistas atrativas, certamente será fácil envolver a comunidade escolar numa atividade destas. Cobrar um valor simbólico pelas entradas.
  4. Institui um dia de “doces shop” – um dia por semana, porque não trazer bolos, doces, etc diferentes para vender na escola?
  5. Venda de comida – panquecas,  feijoaeda…basta escolher.
  6. Organizar um dia de jogos – porque não reunir os melhores jogos tradicionais e realizar um evento de angariação de fundos?!
  7. “Corre por esta causa” – organizar uma corrida solidária, a qual poderá ser aberta a familiares ou à comunidade.
  8. Organiza um concurso de talentos – está na hora de revelar todos os talentos escondidos da tua escola. Você pode angariar fundos através das inscrições, mas também com a venda de bilhetes para assistir ao espetáculo.
  9. Compete para ajudar – para tornar as coisas realmente interessantes, porque não organizar um concurso para ver qual a turma ou grupo que conseguem fazer uma maior angariação de fundos?!
Fonte: http://sosescolas.wordpress.com/2012/02/06/10-ideias-para-a-angariacao-de-fundos/

Convites para chá de bebê

Achei lindo esses modelos de convites. Estou colocando aqui para vocês se inspirarem ou ter novas ideias! MODELOS ENCONTRADOS NA NET. AUTORIA DESCONHECIDA.



 

 




















Peguei aqui: http://blogdopassoapasso.blogspot.com.br/2012/02/convites-para-cha-de-bebe-modelos

sábado, 29 de março de 2014

Adoção de animais

Adoção, ato de amor. Apareceu na porta da minha escola com uma pata quebrada e um olho perfurado. Não resisti. Tratei e agora é meu!


Dia da família - 2013

Olha as fotos do Dia da Família do ano passado!
A Profª Lourdes - coordenadora Pedagógica entrevistando os pais...

A Profº Eliana recebendo a mãe...

A mãe de uma aluna fazendo uma atividade...

A Profª Sonia dando uma aula de culinária...

PLANO DE AULA: Educação étnico-racial

Hoje em dia fala-se muito em valorizar a cultura étnico racial e ensinar na escola o aluno a respeitar as minorias.
Acho que o ensinamento deve vir de casa. Valores  morais e éticos já vem de berço. A criança aprende através do exemplo.
Vi esse plano de aula e achei interessante passar para minhas colegas educadoras.
É lógico que é só um exemplo. Cada um conhece a sua realidade e tem um jeito de trabalhar. 


PLANO DE AULA: EDUCACAO ETNICO-RACIAL: VALORIZAR A CULTURA

OBJETIVO: valorizar a cultura afrodescendente, reconhecendo a sua presença de forma positivada nos diversos segmentos da sociedade, no que diz respeito à literatura, arte, culinária, religião música e dança.

CONTEUDO:
•Discutir as relações raciais no ambiente escolar;
•Reconhecer e valorizar a cultura africana e afrodescendente, como formadora da nossa cultura;
•Promover o respeito pelas várias etnias;
•Reconhecer a constante presença da marca africana na literatura, na música, na culinária, na arquitetura, na linguística, na criatividade na forma de viver, de pensar, de dançar, de rezar.

ESTRATEGIA:
1. Leitura e discussão do livro “Menina Bonita do Laço de Fita” – Ana Maria Machado;

2. Montar uma paleta com massa de modelar: tons de bege e marrom. Ir misturando as cores, como se uma cor fosse o pai e outra a mãe. Isto permitirá que a criança perceba porque possui tal cor de pele. Aproveite a história de Ana Maria Machado, que demonstra nitidamente o que acontece no Brasil: a miscigenação.

3. Ter em sala de aula objetos tais como roupas, figuras, livros, máscaras, instrumentos musicais, entre outros de origem africana. Montar uma maleta onde esses objetos possam ser guardados e levados para casa, para descrição. Cada dia um aluno leva a maleta, escolhe um objeto e escreve sobre ele. No outro dia compartilhar com a turma sua experiência e lê o que escreveu.

4.Numa folha de  sulfite, os alunos deverão desenhar como imaginam a África. Expor os desenhos e conversar sobre eles, comparando – os com imagens de alguns países da África, seus costumes, localização, belezas naturais etc.

5. Montar um texto coletivo sobre a África a partir destas observações e montar um cartaz sobre a sua nova visão da África, com desenhos do que mais gostou.

6. Contar a história “Bruna e a Galinha d´Angola”: leitura, discussão oral. Localização de Angola no mapa; característica do lugar; língua falada; construções entre outras curiosidades. Enfatizar como na cultura africana, é forte o respeito pelos mais velhos e suas tradições orais.

7. Confeccionar em equipe, algumas bandeiras de países africanos; exposição das mesmas.

8. Com dobradura, construir casa africana, pintar explorando também as cores e as formas geométricas utilizadas por eles.

9. Em revistas, fazer uma pesquisa de figuras de personagens negros ou afro descendentes, para conversação e montagem de um painel. Leitura de algumas biografias: Pelé, Mandela, Zumbi dos Palmares.




Dia da família - 15/05


FAMÍLIA X ESCOLA uma parceria que pode dar certo...

Convidamos os pais de nossos alunos para virem a escola no 05/04 para estreitarmos o relacionamento FAMÍLIA x ESCOLA.

Com várias atividades procuraremos mostrar aos pais o trabalho desenvolvido em nossa escola. 

Procurando na NET encontrei o motivo de comemorar o DIA DA FAMÍLIA  no dia 15 de maio. 

Dia Nacional da Família – 08 de Dezembro
O “Dia Nacional da Família”, foi instituído no Brasil em 1963 pelo então presidente da república João Goulart. Nos dias atuais, existem tantas configurações familiares que o mais adequado seria “Dia Nacional das Famílias”.

Dia Internacional da Família – 15 de Maio - A Assembleia Geral da ONU proclamou, pela resolução nº 47/237 de 20 de setembro de 1993, o dia 15 de maio como “Dia Internacional da Família”, com o objetivo de chamar a atenção de todo o mundo, governos, responsáveis por políticas locais e famílias, para a importância da FAMÍLIA como núcleo vital da sociedade e para os seus direitos e responsabilidades.
Estruturas familiares - As estruturas familiares compõem-se de um conjunto de indivíduos com condições e posições socialmente reconhecidas  e com uma interação regular e recorrente também a ela, socialmente aprovada.
Tipos de famílias:
  1. Família tradicional: a família com estrutura nuclear ou conjugal, que consiste num homem, numa mulher e nos seus filhos biológicos ou adotados, habitando num ambiente familiar comum. A estrutura nuclear tem uma grande capacidade de adaptação, reformulando a sua constituição, quando necessário.
  2. Família de pais únicos: trata-se de uma variação de estrutura nuclear tradicional devido a fenômenos sociais como o divórcio, óbito, abandono do lar, ilegitimidade ou adoção de crianças por uma só pessoa.
  3. Família ampliada ou consanguínea: é outra estrutura que consiste na família nuclear, mais os parentes diretos ou colaterais, existindo uma extensão das relações entre pais e filhos para avós, pais e netos.
  4. Famílias comunitárias: ao contrário dos sistemas familiares tradicionais, onde a total responsabilidade pela criação e educação das crianças fica a cargo dos pais e da escola, nestas famílias, o papel dos pais é descentralizado, sendo as crianças de responsabilidade de todos os membros adultos.
  5. Famílias homossexuais: nessas famílias existe uma ligação conjugal ou marital entre duas pessoas do mesmo sexo, que podem incluir crianças adotadas ou filhos biológicos de um ou ambos os parceiros.
Os papéis das pessoas na família:
Em muitas famílias o papel de provedor é do pai, mas em uma grande maioria esse papel é dividido entre o pai e a mãe ou está a cargo da mãe.
O papel de educar os filhos cabe aos pais. Hoje essa questão está sendo dividida com a escola, com avós ou empregados. Percebe-se a falta de limites e valores em muitas crianças, o que faz com que as pessoas envolvidas, muitas vezes se desentendam e umas culpem as outras sobre os desvios de comportamento dessa ou daquela criança adolescente.
Algumas pessoas na família desempenham o papel de agregador da família, isto é, é a pessoa que procura sempre resolver os males entendidos fazendo com que todos se entendam da melhor forma possível e se aceitem.
As funções da família regem-se por dois objetivos, sendo um nível interno, como a proteção psicossocial dos membros e o outro de nível externo como a acomodação a uma cultura e sua transmissão. A família deve então, responder às mudanças externas e internas de modo a atender às novas circunstâncias sem, no entanto, perder a continuidade, proporcionando sempre um esquema de referência para os seus membros.


quinta-feira, 27 de março de 2014

FESTA DE 80 ANOS

No dia 16/03 fiz uma festa para o meu sogro que completou 80 anos. Toda família reunida. Fiz a festa com o tema preto e branco. foi muito difícil achar festas para um homem de 80 anos. Aliás, quase não tinha festa de aniversário para adulto homem. O que fiz? Selecionei várias imagens e criei  minha festa. Ficou um  arraso!!!!!! Vejam as fotos para comprovar...
Eu e a mesa quase pronta.


Minha amiga Isabel colocando os doces.

A decoração das mesas.

Meu marido pegando o balde das bebidas...

sexta-feira, 14 de março de 2014

Lanterna de papel vegetal

Como sempre falo aqui: há pessoas iluminadas. Vi essa ideia aqui http://blog.nataliarosin.com/tag/projetos-diy que, por sua vez foi publicada aqui http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias.
Só de olhar as fotos dá pra ver que é fácil.

Itens para fazer a lanterna: papel vegetal, régua, tinta acrilica, base para colocar a tinta, rolhas e velas

Com a ajuda de um boleador ou da ponta de uma tesoura, faça vincos com três centímetros de espaçamento entre si no papel vegetal

No final, vai sobrar aproximadamente dois centímetros de papel, o que é o necessário para fazer a junção da lanterna. Se for usar uma tesoura para fazer os vincos, não faça muita força para não cortar o papel

Depois que tudo estiver vincado, dobre o papel formando um ziguezague

Depois que tudo estiver vincado, dobre o papel formando um ziguezague

Passe uma camada de tinta na base. Abra novamente o papel e, com a rolha de cortiça, carimbe bolinhas por toda a superfície

Deixe secar. Para unir as duas extremidades, use fita dupla-face

Depois, basta colocar uma vela no centro da lanterna. Se preferir, use velas elétricas, que são mais seguras



quarta-feira, 12 de março de 2014

PAP - suporte para doces

Outra ideia legal!!!!!!!!!!!!!!!!! 
Fonte: cakejournal.com
suporte1-29.10

suporte2-29.10

suporte3-29.10

suporte4-29.10

suporte5-29.10

suporte6-29.10

suporte7-29.10

suporte8-29.10
Agradeço as pessoas criativas e que disponibilizam suas ideias para nós, simples mortais.

PAP - suporte para cupcake

Estava procurando um suporte para cupcake e encontrei esse muito lindo neste site: http://cakejournal.com/tutorials/how-to-make-a-cake-stand-for-cupcakes-or-mini-cakes/
Achei que as imagens são bastante explicativas. Até eu consigo fazer!
Cupcake cake stand

materials for making a cupcake cake stand
Você precisará de tesoura, lápis preto, alfinete de costura, placas de isopor, cola em bastão, cola branca e fita de cetim.
cupcake cake stand
Compre as placas de isopor já cortadas. É mais fácil. Na rua 25 de março tem uma loja que já vende cortada.

Pegue um alfinete e marque a fita. Até ai, bico... acho.
cupcake cake stand

cupcake cake stand

cupcake cake stand
cupcake cake stand

cupcake cake stand
boa sorte!

Receita - maioneses de abacate

Bordado e crochjê

Minha arte. RSRSRS!