Veja como você pode ajudar seu filho no processo de alfabetização.
Antes mesmo de começar a ir para a escolinha, os pais precisam se preocupar com a alfabetização dos filhos. Contar histórias, motivar a criança a rabiscar e promover brincadeiras que desenvolvam a coordenação motora são atividades que a família pode fazer em casa.
Desde muito pequenas as crianças já estão abertas a interagir. Por esse motivo, os pais e a família em geral têm um papel importante na alfabetização dos filhos.
Uma forma que os pais têm de auxiliar no desenvolvimento da criança, sem atrapalhar diretamente a alfabetização que será mediada pela escola, é criar jogos e leituras de histórias, fomentando nos pequenos o prazer em ter contato com a escrita.
Os filhos pequenos devem uma rotina dentro de casa também (hora do banho, alimentação, brincadeiras, assistir televisão e dormir). Assim poderão construir um grande repertório de mundo que será, sem dúvida, uma diferença no processo de alfabetização.
Para cada faixa etária existem atividades que os pais podem promover para complementar o trabalho que é feito pelos professores.
Brinquedos para crianças de 2, 3 e 4 anos.
Nessa fase os pais podem ler histórias para os filhos com frequência, oferecer livros apropriados para a faixa etária para que a própria criança os folheie e dar acesso a jogos de construção com peças grandes, como legos e blocos de madeira, quebra-cabeças, massinhas, desenho, tintas. Também podem promover idas a livrarias, brincar com a criança em parques abertos.
Por Juliana Falcão (MBPress)
Retirei essa matéria daqui:
Especial Vila Mulher <contato@vilamulher.com.br>
Nenhum comentário:
Postar um comentário