Banhada pelas
águas atlânticas no litoral Norte e pelo mar do Caribe ao Sul, a República
Dominicana foi descoberta por Cristóvão Colombo em sua primeira viagem ao Novo
Mundo. O país está em uma ilha na América Central, cujo território é
compartilhado com o Haiti, e concentra belíssimas praias e cidades repletas de
referências históricas.
Nos 1,5 mil quilômetros de litoral dominicano, a região de Punta Cana é um dos destaques, um lugar para desfrutar de praias paradisíacas de areia branca e águas cristalinas. É ideal para famílias em férias que querem diversão ou casais em lua de mel que procuram paisagens e tranquilidade. Em Punta Cana, os visitantes não encontram uma cidade, mas um dos complexos hoteleiros mais procurados pelos turistas do mundo inteiro. A região concentra gigantescos hotéis, interligados por ruas e avenidas.
Punta Cana possui quase 50 quilômetros de praias e um recife de corais
de cinco quilômetros de extensão, o que torna a região ideal para a prática de
mergulho.
A primeira cidade americana - A capital, Santo Domingo, é considerada a cidade mais antiga do Novo Mundo e a primeira fundada pelos espanhóis.
Outro ponto interessante é a Calle de Las Damas, a primeira rua de pedras das Américas. Levou esse nome porque Dona Maria de Toledo, nora de Cristóvão Colombo, passeava com as damas da corte nos finais de tarde.
Charutos e âmbar - Nas ruas antigas da zona colonial de Santo Domingo, pode-se presenciar a fabricação artesanal de charutos. As lojas especializadas têm uma ampla variedade de aromas, cores e preços. Com aromas e sabor único, o charuto dominicano é considerado de alta qualidade pelos seus apreciadores, e a produção atrai muito interesse nos últimos anos. Outro item tradicional é o âmbar, uma resina proveniente das palmeiras que retém fósseis milenares. Dela são produzidos anéis, colares e suvenires, comercializados em diversas lojas.
Gastronomia - Os restaurantes são confortáveis e acolhedores, apresentam cardápio internacional e cada um tem sua especialidade. A comida típica dominicana é muito saborosa e variada.
Vida noturna - Quando a noite cai, a cidade fica ainda mais badalada - por volta das 18h, os pubs e clubes noturnos começam a abrir as portas. Na Plaza España concentram-se diversos bares e apresentações artísticas. A salsa, o jazz e outros tipos de música podem ser escutados no país, mas não são tão populares como o merengue. Os dominicanos consideram a dança uma arte e sentem orgulho de ensinar seus movimentos. Espalhados por toda parte, os cassinos também garantem a diversão noturna, e a maioria dos hotéis abriga um. A maioria deles fica aberta 24 horas e utiliza as mesmas probabilidades das casas de Las Vegas.
Crédito: Aderlani
Furlanetto viajou a convite do Escritório de Turismo da República Dominicana no
Brasil e da Copa Airlines.